sábado, 1 de junho de 2013

"Viagem ao Centro da Terra" de Júlio Verne

Quem nunca ouviu falar das aventuras de Júlio Verne? "Viagem ao Centro da Terra", "A Volta ao Mundo em 80 dias", "A Ilha Misteriosa" e "Vinte mil léguas submarinas" são algumas de suas obras mais famosas. E não é por mera coincidência, não! Júlio foi um autor muito conhecido por "inovar" ideias em seus livros, fazendo viagens impossíveis tornarem-se possíveis em um piscar de olhos. Também tornou-se famoso por ser um dos poucos autores a introduzir ficção científica de uma forma simples e bem elaborada em livros infanto-juvenis em sua época.

Seus livros tornaram-se fenômenos mundias e são até os dias de hoje, alguns nomes célebres - que eu já citei ali em cima - foram adaptados para filmes; sendo eles fiéis a sua história original ou apenas histórias baseadas, que usaram os livros de Verne como referência - fazendo alusão ao mesmo nos filmes (alguns exemplos sucessos de bilheteria no fim do post).

Em "Viagem", nós acompanhamos a incrível aventura do Professor Lidenbrock e seu sobrinho Axel ao centro do globo terrestre. Parece uma jornada difícil, para não se dizer impossível, mas eis que eles conseguem o feito com a companhia do fiel Hans - o guia islandês contratado pelo Professor.

A história do livro passa-se na década de 60, e tudo começa quando o mesmo encontra um manuscrito de um antigo alquimista islandês dentro de um livro antigo e raro. O Professor, fica intrigado com os símbolos estranhos que se encontram no manuscrito e conhecido por não desistir de uma ideia, ele passa dias a fio, sem comer e sem dormir tentando desvendar o grande mistério; que só é desvendado com a ajuda de seu sobrinho Axel.
Manuscrito encontrado pelo Dr. Lidenbrock.
O manuscrito revela que o alquimista islandês viajou ao centro da terra e retornou para contar história. Além, de revelar a entrada da passagem, que se localiza em um vulcão na Islândia, o Sneffels. O professor sem pensar duas vezes, faz as suas malas e as do sobrinho e parte imediatamente.

Não é uma jornada fácil. Os três viajantes - Lidenbrock, Axel e Hans - passam por uns mal bocados até encontrarem a cúpula no centro da terra. A cúpula, é como uma caverna em proporções inimagináveis. Há um céu com nuvens, e um imenso oceano. Eles encontram na praia vegetações raras, que precedem a era dos dinossauros e após tentarem desvendar o oceano - que por incrível que pareça, eles encontram monstos marítimos enormes -, uma tempestade os jogam de volta a praia em que começaram e é lá que o incrível acontece.

De volta a praia, eles encontram corpos humanos - ainda bem conservados devido a atmosfera -, além de animais de uma época ante pré-histórica. Eles não têm contato com os animais, apenas os observam ao longe. Até que encontram uma caverna com a passagem bloqueada com o tempo. Curiosos, eles explodem a passagem da caverna e são subitamente sugados para o escuro, caindo em queda livre, à quilômetros por hora. 

Quando se dão conta de que aquela era a sua passagem de volta. O vulcão, que era onde a caverna dava acesso, estava entrando em atividade e os pulsionando em uma velocidade arrebatadora para fora. Ao descerem a encosta do vulcão, eles fazem contato com os nativos daquela ilha e descobrem que saíram do vulcão Stromboli. Revelando que percorreram mais de cinco mil quilômetros nesse mundo subterrâneo, dando quase uma volta no globo.

Voltando para casa, o Professor, Axel e Hans tornam-se muito famosos pela jornada ao centro terrestre. O diário de Axel, feito durante a jornada é publicado e o mesmo casa-se com a sua amada. O Professor torna-se um dos homens mais importantes da história. E Hans volta para a sua família, com dinheiro e glória, na islândia.

Adaptações cinematográficas

Duas adaptações que se tornaram muito famosas nos tempos de hoje, são as estreladas pelo ator Josh Hutcherson. Os filmes - "Viagem ao Centro da Terra" e "Viagem 2: A Ilha Misteriosa" - não são uma adaptação fiel aos livros, uma vez que os livros são usados como base para levar o jovem às jornadas. 

Viagem ao Centro da Terra (2008)


Viagem 2: A Ilha Misteriosa (2012)


O livro contém várias edições publicadas por várias editoras. Vale a pena dar uma pesquisada em algumas lojas e encontrar a edição que você mais simpatizar. É um clássico incrível, não tem como perder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário