quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Selo: 10 books

Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago para vocês o selo "10 Books", que foi indicado pela Paula do Psicose da Leitura. Achei super bacana super difícil escolher e decidi participar. Vamos lá?

 Regras:
- Falar o blog que indicou o selo;
- Citar nome de DEZ livros que mais gostou;
- Escolher DEZ blogs para responder o selo;
- Avisar aos blogs escolhidos.

• Os 10 livros que mais gostei:

1. As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky)
Eu havia visto o filme antes de ler este livro, mas mesmo assim, não perdeu a sua magia. Não há como explicar, mas é um livro que embora nos traga a história numa forma inocente, do Charlie enviando cartas a um amigo desconhecido, tem uma história pra lá de profunda; tratando de assuntos que vão do bullying à abuso sexual infantil. Me encantei com a maneira de escrita do autor e não conheço outros livros do mesmo, se é que há, mas foi um livro que li quase todo apenas em uma tarde. É uma leitura leve, você começa e não vê onde vai parar.








2. Se Houver Amanhã (Sidney Sheldon)
Sou suspeito para falar sobre os livros do Sidney. Ele é de longa data o meu autor favorito. Seus livros sempre trazem heroínas que saíram do pó, inocentes e delicadas, à mulheres fortes e inteligentes. E esse livro, foi o primeiro que li do autor, paixão a primeira vista. Trace Whitney é uma mulher que soube dar a volta por cima, e ser mais inteligente que a Interpol, tornando-se de uma simples secretária bancária à uma das melhores - se não a melhor - golpista da história da literatura.




3. Harry Potter e a Câmara Secreta (JK Rowling)
Toda vez que vou reler a Saga Harry Potter, esse livro me chama mais a atenção. Não sei explicar, talvez seja pelo motivo do mesmo ser o mais engraçadinho dos 7, por ser o livro que faz a transição do Harry inocente,para um Harry que começa a se meter em uma encrenca maior do que ele mesmo pode imaginar. Ou, pode ser o motivo de eu ser apaixonado pelo sarcasmo do nosso não tão querido Tom Marvolo Ridle.




4. A Culpa é das Estrelas (John Green)
É um livro que se tornou clichê? Sim, é. Mas mesmo assim, é um dos melhores livros que já li. John Green aborda o câncer de uma maneira tão natural e sarcástica, através da Hazel - que por mim, já se tornou uma das melhores personagens femininas de livros - que é impossível não gostar. O romance entre dois paciêntes terminais de câncer não me fez chorar me julguem, mas não significa que eu não tenha me emocionado com o grande susto no final. Os último capítulos são delicados e te faz querer ler mais e mais, tanto, que reli o final diversas vezes.




5. Em Chamas (Suzanne Collins)
Difícil escolher um dos três livros da minha saga favorita, mas eu mantenho a minha opinião. Embora goste dos três, cada um traz a sua essência de uma maneira diferente. Em 'Em Chamas', Katniss começa a ver a repercussão que causou, quando participou do Jogos Vorazes no ano anterior. Neste livro, ela volta aos Jogos, com seu "amado" Peeta, e ambos terão que disputar mais uma vez pela sobrevivência contra outros vitoriosos de Jogos anteriores. Não tem como não se apaixonar por novos personagens como Finnick e Johanna, que serão partes fundamentais no resto da trilogia. Me apaixonei pela maneira que a Arena foi elaborada desta vez, só há uma coisa a se dizer... Tique-taque. 

6. A Garota dos Pés de Vidro (Ali Shaw)
Embora seja um livro à lá Lana del Rey aka monótono, é bastante legal. Conta a história do fotógrafo Midas que se apaixona por uma garota diferente, pálida, loira e magra mais do que o normal (Lembrou de alguém? Aposto na Sulfitinha...) Enfim, a garota, como diz o título do livro está se tornando vidro. Midas está em busca de uma cura para a sua amada e descobre que ela não é a primeira e o buraco é mais fundo. Chorar com o final? Totalmente possível, afinal, Midas descobre da pior maneira que a doença da amada não tem cura.




7. A Hospedeira (Stephenie Meyer)
Eu li esse livro há tanto tempo! Ele nem ao menos era conhecido, na verdade, era bastante desprezado. Posso dizer que amei mais do que A Saga Crepúsculo? CLARO! Sou mais do que apaixonado pela Peg, por suas histórias e sua compaixão para com a raça humana. Esperei taaaaaaaanto pelo filme, criei mil e uma expectativas de uma adaptação fiel quando soube que a Steph estaria no comando do roteiro que quanto lançou, fiquei parcialmente desapontado. Não dizendo que o filme é ruim, mas que eu esperava mais. Cadê o foco na Peg e seus princípios e histórias? Apenas achei que o filme ficou à lá Hollywoodiano demais, focando somente no romance dos personagens "principais".

8. As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino (CS Lewis)
Devo ter uma quedinha por livros 'desprezados' por geral, afinal, a maioria dos Narnianos não apontam esse como seu livro favorito da série. Este não traz os personagens principais que são conhecidos mundialmente - Suzana, Lúcia, Pedro, Edmundo e afins -, ele traz personagens principais totalmente novos e a história é ambientada na Época de Ouro da antiga Nárnia, quando a galerinha ali de cima ainda reinava, antes de voltar para 'casa'. Sim, eles aparecem, mas o foco da história não são eles. Esse foi o ponto diferencial. A inocência de Shasta, o mau humor de Aravis e o otimismo, inteligência e dedicaçãode Bri são apaixonantes.



9. Becky Bloom: Os Delírios de Consumo na 5ª Avenida (Sophie Kinsella)
Fiz resenha desse volume a pouco tempo no blog, e sem dúvida - mesmo sem ter lido todos da série ainda - é o mais hilário até agora. Eu sou apaixonado pela Becky, ela tem um jeitinho inocente e com boas intenções, você se empolga e se sente em uma conversa bem íntima com ela, mas quando para pra analisar toda a situação, enxerga o problemão que ela entrou. Definitivamente, sempre estará na minha estante.





10. A Senhora do Jogo (Sidney Sheldon)
Tá, eu não consegui controlar e coloquei o Sidney novamente. Esse é o meu segundo livro favorito dele, porém, não foi escrito exatamente por ele... Ele morreu antes que pudesse continuar o livro, mas deixou os direitos e a continuação para uma fã, Tilly Bagshawe escrever, que hoje, escreve seus livros à lá Sheldon com o nome dele e dela. Não tem como notar a diferença, ambos são absolutamente incríveis e A Senhora do Jogo é apaixonante, como todos os livros do Sheldon. Enfim, sem prolongar demais, o livro é narrado durante anos e você se apega emocionalmente pela personagem principal.






Mas que difícil esse selinho, hein? Aliás, a ordem não tem nada a ver com o quanto eu gosto de cada um. Enfim, depois de muita relutância, consegui encaixar esses 10 na listinha, espero que vocês tenham gostado! Não tenho muitos blogs amigos, os que tenho a Paula indicou no post dela, então os que quiserem fazer o selinho, só comente aí embaixo e na sua postagem coloque que conheceu aqui. (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário