segunda-feira, 20 de maio de 2013

"50 Tons de Cinza" de E L James


Confesso que li "50 Tons de Cinza" recentemente. Mas não vá pensando: "Ah, Douglas, seu pervertido!" por que não é bem assim que a banda toca. Eu li o primeiro livro da trilogia '50 Tons' por mega curiosidade. Eu sou do tipo de leitor que não gosta de ir pela opinião dos outros, eu quero formar a minha própria, e para poder falar sobre a tão aclamada polêmica do Sr. Christian Grey com a inocente, que de inocente não tem nada Senhorita Anastasia Steele eu fiz questão de ler a "suposta" fanfic de "Crepúsculo".

Ao terminar o livro, cheguei a conclusão de que ele é nada mais nada menos do que uma apresentação da história. O livro todo narra os dois primeiros meses, acho, da vida de Anastasia; a conclusão de sua faculdade e os primórdios da relação com o misterioso Sr. Grey. Ana é uma garota quase comum. Nunca havia se apaixonado por um homem antes, era virgem e uma das mais inteligentes da sua classe. Ela conhece Grey em uma entrevista para o jornal da faculdade - a qual ela cursa literatura -, que deveria ter sido feita por sua amiga Katherine. Ela nunca havia ouvido falar sobre o poderoso homem, que conquistou um império multi-milionário aos vinte e sete anos de idade e por isso, mal sabia o que a aguardava.

Na entrevista, Ana cai ao entrar na sala do Sr. Grey. Encantada com a aparência do jovem rapaz, Ana não se impede de ter seus pensamentos pervertidos, porém tímida, faz a entrevista um tanto desajeitada, autêntica e porque não, submissa? É exatamente o que faz Christian se interessar pela moça. Ao pensar que ela seria uma ótima submissa, obediente aos seus caprichos e discreta, ele se envolve com a garota e se apaixona - mesmo ambos não dizendo exatamente estas palavras, fica bem claro que os dois se amam -, fazendo do romance dos dois uma relação de "primeiras vezes". Ao longo desse relacionamento, Grey nota que Ana não é a garotinha submissa que ele achou que fosse, mas sim uma garota com uma forte opinião própria que não teme seus extintos e cede às suas curiosidades.

Ao longo do livro, notei um tom um tanto perturbador nas cenas de masoquismo. Grey foi um garoto submisso ao longo de sua adolescência, conhecendo apenas esse tipo de relacionamento, trazendo assim a necessidade fazer Ana sentir prazer através da dor. Assim como ele mesmo diz, fica satisfeito em ver sua pele castigada. O linguajar do livro - da parte de Grey e depois contaminado em Anastasia - é bastante rude, usando quase sempre as expressões, "Puta merda" e "Foder".

Deixando o contexto do livro a parte, ele é composto de Papel Pólen, aquele amareladinho; não pude deixar de comparar a sua tipologia - letra, capa, folhas e todo o resto - com os livros da série "Crepúsculo" de Stephenie Meyer, a qual foi supostamente baseado. No Brasil, a série é distribuída pela Editora Intrínseca, que por sinal, é a mesma da série citada acima.


Os livros da Trilogia '50 Tons':




domingo, 12 de maio de 2013

"Sonhos" de Alyson Noël

SONHOS - THE SOUL SEEKERS (LIVRO 1) de Alyson Noël. 318 Páginas. LeYa, 2011
Em "Sonhos", o primeiro livro da série 'The Soul Seekers', somos apresentados a jovem Daire Santos. Ela vive uma vida não muito estável, pois sua mãe Jennika é uma maquiadora respeitada de Hollywood e ambas vivem mudando-se de cidade; para acompanhar as gravações. Muitas garotas podem pensar que Daire vive uma vida de luxo, regada a regalias e tudo mais, porém não. Todo o tempo em que esteve em sets de filmagens, ela apenas era uma sombra quase invisível. Claro, fez poucas amizades com atores e atrizes do ramo, mas com o trabalho não é fixo, no final ela sempre acabava só.

Até que um dia, na pausa das gravações de um novo filme no Marrocos, ela sai para se encontrar com o seu 'ficante', o jovem ator sensação Vane, quando ela começa a ter devaneios e alucinações com Corvos e cabeças decaptadas. Louca para fugir dessa sensação, ela - inconscientemente - ataca o jovem ator; rasgando seu rosto, criando sérios ferimentos com as suas unhas. 

Desesperada para ajudar a filha, tachada de louca e inconsequente, Jennika pede ajuda de médicos recusando-se a levar a filha para um hospício. Daire sabe que não é louca e insiste que as alucinações que teve eram reais. Jennika teve a filha muito nova. Daire não conheceu o pai, Django morreu antes de Jennika dar a luz e por conta disso ela também não conheceu a sua família paterna.

A avó de Daire, Paloma Santos - decendente de brasileiros, diga-se de passagem - é uma senhora já por volta dos cinquenta anos e uma curandeira muito respeitada na cidade onde vive. Ao saber das alucinações da nieta, ela entra em contato com a jovem nora, afirmando que pode ajudar a jovem a melhorar. O que Jennika não sabe, é que Paloma vem de uma linhagem de Soul Seekers, os lendários Buscadores. Daire não é louca e os Corvos, as pessoas brilhantes e também as cabeças decaptadas são reais. São fruto de um aviso de que sua vez chegou. Sua Buscadora interior se despertou e precisa atender o chamado de sua família.

O livro tem uma capa chamativa, o título é em verniz com auto relevo. Entre os capítulos há desenhos de algumas penas, representando o Corvo; que é o animal guia de Daire. Tem 318 páginas, sendo elas do tipo Pólen - aquelas amareladinhas - e um pouco grossas. As margens são bem estruturadas, porém o tamanho da fonte é minúsculo, o que acaba cansando a leitura, já que no texto há muita coisa desnecessária. No Brasil, é distribuído pela Editora LeYa.

No início eu pensei em desistir de 'Sonhos', por que a autora enrolou demais para chegar aos fatos. Ela faz menção a muitos detalhes inúteis e repete um bocado de coisa; como por exemplo uma foto antiga que Daire tem de seu pai: todas as vezes em que a foto é mencionada ela conta a história por trás da mesma. Porém, em um contexto geral o livro é bom. Quando a história engata e toma um ritmo muito bom, você não consegue largar até descobrir o próximo passo da jovem Daire.

A série 'The Soul Seekers', de Alyson Noël:

SONHOS - THE SOUL SEEKERS (LIVRO 1) de Alyson Noël. 318 Páginas. LeYa, 2011    

Confira o Book Trailer oficial de 'Sonhos' (Fated):
Contudo, também acho que não seria necessário prolongar tudo para uma série de quatro livros - apenas os dois primeiros lançados no Brasil. Eu não conhecia a autora e não sabia dessa sua forma de escrita, mas em uma breve busca descobri que ela é autora da série best-seller "Os Imortais", em que alguns amigos que já leram me disseram que a narrativa também é cansativa e depois do segundo livro é tudo muito repetitivo.